PÁGINAS DO BLOG

PROVA PAULISTA

 PROVA PAULISTA

A Prova Paulista é uma avaliação bimestral da rede estadual que acompanha o desenvolvimento do currículo escolar, em todas as áreas, apoiando os professores na identificação mais precisa das habilidades e conteúdos que os estudantes desenvolveram e aprenderam ao longo do bimestre, pela aplicação de instrumentos padronizados.

A avaliação é voltada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e tem como referencial os conteúdos curriculares do Material Digital, que podem ser aferidos por itens de múltipla escolha.

Como de costume, a Prova será realizada no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo - CMSP ou em sua versão web, por meio do link https://cmspweb.ip.tv O estudante deve acessar o CMSP com seu login e senha habituais (mesmo login e senha que utilizam para acessar a SED) e, ao  entrar na turma, basta clicar em “Prova Paulista” para realizar a referida avaliação. 

Para o ano de 2024, a Prova Paulista traz algumas novidades: 

1. Itinerários formativos

Para o ensino médio, além da Formação Geral Básica, serão avaliados alguns componentes dos Itinerários Formativos, conforme a matriz das aulas, a saber: Educação Financeira, Inglês, Tecnologia e Robótica, Empreendedorismo, Biotecnologia, Química Aplicada, Arte e Mídias Digitais, Liderança, Oratória, Geopolítica, Filosofia e Sociedade Moderna. Os estudantes que optaram pelo ensino médio profissionalizante realizarão as provas dos respectivos componentes do Itinerário de Formação Técnica Profissional. 

Os estudantes realizarão as provas do Itinerário Formativo de acordo com a sua opção e registro de matrícula. Para tanto, cada estudante do ensino médio deve acessar a sua prova da Formação Geral Básica e do Itinerário Formativo correspondente à sua matrícula. 

Para elucidar, segue o tutorial de acesso no seguinte link:

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Prova-Paulista_2024.pdf

2. Modelo da prova

Outra novidade para a edição de 2024 será o modelo de prova, que foi aprimorado abrangendo questões com gabarito único e com gabarito múltiplo, ou seja, podendo apresentar uma, duas ou até três alternativas corretas de resposta, ampliando as possibilidades de mobilização dos conhecimentos, pelos estudantes, para resolver as tarefas de leitura e raciocínio propostas. Sugerimos que orientem os estudantes para que respondam com bastante atenção a todas as questões.


O cronograma de aplicação a ser apresentado a seguir é oferecido como uma sugestão, sendo que cada unidade escolar poderá organizar a sua aplicação dentro do período estipulado, ou seja, entre os dias 08 e 15 de abril. A sugestão da Seduc-SP é que as provas do primeiro bimestre sejam aplicadas da seguinte forma:

Nos dias 8 e 9 de abril, farão as provas os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. 

No primeiro dia, serão avaliadas as disciplinas de língua portuguesa, geografia e história para o 9º ano e língua portuguesa, geografia, história e itinerário formativo para a 3ª série do Ensino Médio. No segundo dia de prova, os alunos do Ensino Fundamental farão as provas de matemática e ciências e da 3ª série do Ensino Médio de matemática, física e do itinerário formativo;

Nos dias 10 e 11 de abril, farão as provas os estudantes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio. 

A ordem de disciplinas será a mesma do primeiro grupo do Ensino Fundamental. Para a 2ª série do Ensino Médio, no primeiro dia serão aplicadas as questões de língua portuguesa, geografia, história, sociologia e itinerário formativo; No segundo dia, de matemática, biologia, física, química e do itinerário formativo;

Nos dias 12 e 15 de abril será a vez dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. 

A ordem de disciplinas será a mesma do primeiro grupo do Ensino Fundamental. Para a 1ª série no Ensino Médio, no primeiro dia de Prova Paulista haverá questões de língua portuguesa, língua inglesa, geografia, história, filosofia e itinerário formativo. No segundo dia, as questões de matemática, biologia, física e química;

OBS: Mediante necessidade, as unidades de ensino podem fazer a repescagem nos dias 16 e 17 de abril. Isso vale para cidades com feriados e para alunos que não puderam participar da aplicação, por exemplo;

As provas do 5º ano serão compostas de 30 questões de múltipla escolha para cada dia de aplicação, do 6º ao 9º ano, serão 40 questões para cada dia de Prova Paulista e, por fim, no Ensino Médio serão 45 questões para cada série, a cada dia. 

A Prova Paulista do Itinerário de Formação Técnica Profissional é exclusiva para estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Os estudantes realizarão as provas de acordo com o curso técnico em que estão matriculados: Administração, Agronomia, Ciência de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Farmácia, Hospedagem, logística ou Vendas. No total, serão 27 questões de múltipla escolha, distribuídas em 12 questões no primeiro dia de aplicação e 15 no segundo. 

É importante considerar que todos os componentes curriculares serão avaliados, utilizando conteúdos do material digital. 

Ao acessar a plataforma da Prova Paulista, cada estudante terá acesso à avaliação do curso técnico em que está matriculado, bem como à avaliação da Formação Geral Básica.  

A aplicação das provas digitais aos estudantes elegíveis da Educação Especial seguirá o mesmo cronograma. Para a realização dessas provas é necessário disponibilizar as acessibilidades de acordo com a necessidade educacional dos estudantes, respeitando-se as especificidades de cada um, com a adoção das mesmas estratégias utilizadas em sala de aula, bem como os apoios, recursos e serviços já ofertados aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial.

Ressalta-se que é essencial a permanência do professor especializado que já atende aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Nesse sentido, cabe à Equipe de Educação Especial das Diretorias de Ensino atuar em colaboração com os professores especializados e a equipe gestora das unidades escolares, na antecipação das ações e adoção de estratégias que apoiarão esses estudantes na realização das avaliações, incluindo a disponibilização de espaço e equipamentos adequados.  

A devolutiva de resultados da Prova Paulista será disponibilizada na plataforma BI Educação - Painel Escola Total (https://escolatotal.educacao.sp.gov.br/), logo após o término das aplicações.

Ainda após o término das aplicações, serão disponibilizados na Intranet - Espaço do Servidor (Biblioteca COPED) os arquivos em PDF da Prova, com seus respectivos gabaritos, além dos itens comentados, oferecendo mais um subsídio para a análise e intervenção pedagógica a partir da avaliação.

Considerando o regime de colaboração entre o estado e os municípios, os arquivos em PDF podem ser oferecidos para as redes municipais de educação de cidades de sua circunscrição que eventualmente solicitarem tais materiais. 

A Prova Paulista foi definida como a primeira fase da OMASP (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo). Assim, o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.

Entre os 2,5 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que devem realizar a Prova Paulista, serão selecionados os 30% estudantes de cada ano ou série que tiverem as melhores pontuações nas questões de matemática, de cada escola, e serão automaticamente classificados para a segunda fase da OMASP.

 


Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer sua disponibilidade em compartilhar seus estudos e conhecimento conosco. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo