PÁGINAS DO BLOG

PLATAFORMAS EDUCACIONAIS

 PLATAFORMAS EDUCACIONAIS

Tendo como foco a recomposição da aprendizagem e a melhoria contínua da qualidade de ensino e do desempenho escolar dos alunos e no preparo desses jovens na era digital e do conhecimento, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, investiu em parcerias com empresas internacionais para a implementação de Plataformas Educacionais, a serem utilizadas como ferramentas de apoio à aprendizagem.  O objetivo é aprimorar o processo de aprendizagem por meio da disponibilização de ferramentas e recursos pedagógicos tecnológicos aos professores e alunos, estimulando a incorporação de novas tecnologias em sala de aula. 

A adoção de plataformas digitais de ensino-aprendizagem no ensino básico pode trazer diversos benefícios para o processo educativo dos alunos. Essas plataformas oferecem recursos interativos, conteúdo multimídia e ferramentas de comunicação, o que pode enriquecer a experiência de aprendizagem, engajar os estudantes e facilitar o acesso ao conhecimento. Além disso, as plataformas digitais permitem a personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e promovendo um aprendizado mais adaptado e efetivo. Elas também possibilitam o desenvolvimento de habilidades digitais, essenciais para a vida e o trabalho no século XXI. Ao adotar essas plataformas, a SEDUC amplia as oportunidades de aprendizado e promove a inclusão digital, reduzindo as desigualdades educacionais.

PLATAFORMA EDUCACIONAL - KHAN ACADEMY

A plataforma educacional Khan Academy tem como intencionalidade pedagógica apoiar a compreensão dos níveis de aprendizagem individual dos estudantes, facilitando seu diagnóstico e amparando a seleção de recursos para fortalecer e diversificar as práticas pedagógicas em Matemática. Além disso tem como intenção possibilitar a construção de trilhas personalizadas através da interação entre estudantes e a plataforma, respeitando os diferentes ritmos e níveis de aprendizagem e de facilitar atividades de avaliação do processo de aprendizagem em sala de aula.

Para integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar:

📌Utilização nas aulas de Matemática, em consonância ao Material Digital - programação na Sequência didática de 1x por semana na 1ª série e 1x por quinzena nas 2ªs e 3ªs séries;

📌Uso semanal nas Orientações de Estudos da PEI Ensino Médio: 1ª à 3ª série;  


Objetivo: Mínimo de 2 atividades concluídas por estudante na semana.


Principais Recursos:

1.    Tecnologia adaptativa e gamificada para estudantes e docentes, ofertando conteúdos, materiais e atividades conforme a proficiência demonstrada;

2.    Cursos e vídeos online gratuitos para estudantes e docentes;

3.    Exercícios e testes autocorrigidos;

4.    Currículo alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista;

5.    Ferramentas para avaliações diagnóstica,

6.    formativa e somativa;

7.    Relatórios em tempo real.


CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSO SOBRE KHAN ACADEMY PARA EDUCADORES 


PLATAFORMA EDUCACIONAL - MATIFIC

A plataforma educacional Matific tem como intencionalidade pedagógica apoiar no desenvolvimento de conceitos matemáticos estimulando o aprendizado do Componente Curricular de forma lúdica e concreta. Além de na resolução de problemas matemáticos de maneira espiralada, estimulando uma forma ativa de aprendizado e apoiar na personalização do processo de aprendizagem da matemática, valorizando todos os níveis de conhecimento.

Para integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar: 

📌Utilização nas aulas de Matemática, em consonância ao Material Digital - programação na Sequência didática de 1x por semana em todo o Ensino Fundamental;

📌Uso semanal nas Orientações de Estudos; 


Objetivo: Mínimo de 02 atividades concluídas por estudante na semana.

Principais Recursos:

1.Tecnologia adaptativa para estudantes e docentes, ofertando conteúdos, materiais e atividades conforme a proficiência demonstrada;

2. Jogos e situações problema autocorrigidos para docentes;

3. Currículo alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista;

4. Ferramentas para avaliações diagnóstica, formativa e somativa;

5. Relatórios de engajamento, desempenho e progressão de aprendizagem em diversos níveis, para estudantes, docentes e gestores;

6.  Sugestão de mais de 600 planos de aula para docentes.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE OS TUTORIAIS E ORIENTAÇÕES SOBRE O MATIFIC


PLATAFORMA EDUCACIONAL - REDAÇÃO PAULISTA

A plataforma educacional Redação Paulista tem como intencionalidade pedagógica o fortalecimento da competência escritora dos(as) estudantes da rede do estado de São Paulo através de uma plataforma que amplie as possibilidades de aprendizagem do(a) estudante durante o processo de escrita, bem como ampare e apoie a correção e devolutiva docente, gerando dados para uma intervenção direcionada e efetiva.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar que seja utilizada nas seguintes condições: 

📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Língua Portuguesa, com no mínimo 1 aula semanal dedicada à Leitura e Redação nas plataformas.

📌Ensino Médio: componente curricular de Redação e Leitura com 2 aulas semanais.


Objetivo: Mínimo de 01 redação realizada para cada estudnate  por mês / 02 por bimestrel.

Principais Recursos:

1.    Propostas de redação do 6º ano à 3ª série, alinhadas ao Material Digital;

2.    Propostas de redação no Ensino Médio para desenvolver habilidades de escrita voltadas para o Provão Paulista, ENEM e vestibulares;

3.    Critérios avaliativos de acordo com cada gênero textual;

4.    Envio da proposta realizado pelo(a) docente (não é automático);

5.    Possibilidade de correção automática, correção docente, devolutiva e reescrita.

6.    Novidade: Assistente de Correção - além da correção ortográfica automática, agora, o assistente retorna com sugestão de nota e comentário para cada um dos critérios avaliativos do gênero, quando o estudante envia a redação para o professor.

7.    O professor pode editar as notas dos critérios bem como os comentários (usar parte da sugestão, usá-la inteiramente ou não a usar), bem como inserir seus próprios comentários para o estudante, ou seja, o(a) aluno(a) não recebe nada que não passe antes por seu professor! 


CLIQUE AQUI E ACESSE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A REDAÇÃO PAULISTA


PLATAFORMA EDUCACIONAL -  LEIA SP

A plataforma educacional Leia São Paulo tem como intencionalidade pedagógica incentivar a leitura por fruição, bem como apoiar os(as) estudantes da rede do Estado de São Paulo no desenvolvimento de competências leitoras (como compreensão da obra, análise crítica, reflexão e intervenção na sua realidade).

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições: 

📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Língua Portuguesa, com no mínimo 1 aula semanal dedicada à Leitura e Redação nas plataformas;

📌Ensino Médio: componente curricular de Redação e Leitura com 2 aulas semanais. 


Objetivo: Mínimo de 1 livro lido para cada estudante por bimestre.

Principais Recursos:

1.    Acesso ilimitado a + 90 obras literárias e não literárias, selecionadas a partir dos seguintes critérios: 1.     Títulos mais pedidos pelos(as) estudantes da rede (Escuta Democrática/Sala de Leitura); 2. Listas de leitura Fuvest e Unicamp; 3. Obras indicadas pelo MEC/PNLD Literário;

2.    Autonomia do(a) estudante na escolha de livros do seu interesse > Fomento da leitura de fruição!

3.   Atividades ao longo da leitura > Acompanhamento, avaliação e intervenção para o desenvolvimento de competências leitoras.

4.    Recursos de acessibilidade: audiolivro; zoom; ajuste de fonte, ajuste de cor.

5.    Possibilidade de leituras ilimitadas e em qualquer lugar!

6.    Geração de dados de engajamento e aprendizagem para apoiar intervenções docentes. 


 LEIA SP  - PASSO A PASSO PARA PROFESSORES


LEIA SP - PASSO A PASSO PARA ESTUDANTES 


PLATAFORMA EDUCACIONAL -  ROBÓTICA

A plataforma educacional Robótica tem como intencionalidade pedagógica oportunizar os estudantes de acesso a projetos diversos na área da tecnologia. A abordagem de Robótica, junto à programação, dentro do componente “Tecnologia e Inovação” visa apoiar no desenvolvimento de competências associadas ao pensamento computacional e à cultura digital, como a colaboração, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e analítico e a criatividade, previstas na BNCC e nas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Educação do Estado de São Paulo.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições:

📌Ensino Fundamental: Em 2024, integrado ao componente curricular de Tecnologia e Inovação, com 2 aulas semanais somente nas escolas PEI de 9 horas.

📌Recomenda-se trabalhar o conteúdo e as atividades do componente em aulas duplas / dobradinhas. 


Objetivo: Entregar no mínimo 1 projeto para cada estudante por bimestre.

Principais Recursos:

1.    O material didático será trabalhado por meio do Material Digital, inicialmente em formato Power Point;

2.    Material de apoio a docentes e estudantes, como vídeos tutoriais e atividades disponível para consumo no gerenciador de tarefas.

3.    Kit de robótica educacional composto por placa processadora, sensores, atuadores e motores para possibilitar a atividade prática da robótica.

4.    Plataforma de programação em blocos compatível com o kit que opera online e offline Informações de acesso:

5.    Acesso é feito pelo CMSP, tanto web, quanto pelo celular.

6.    Formações para professores acontecerão em ATPC, disponível a partir do início das aulas, no AVA da EFAPE. 


PLATAFORMA EDUCACIONAL - ALURA

A plataforma Alura tem por intencionalidade pedagógica apoiar o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento computacional e à cultura digital como colaboração, pensamento crítico e analítico e criatividade, previstas na BNCC e nas Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Educação do Estado de São Paulo.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condiçoes:

📌Ensino Fundamental: integrado ao componente curricular de Tecnologia e Inovação, com 2 aulas semanais.

📌Ensino Médio: componente curricular de Tecnologia e Robótica, com 2 aulas semanais. 


Objetivo: Entregar no mínimo  1 projeto por estudante a cada mês.  

Principais Recursos:

1.    Todo o material didático está na plataforma;

2.    Material de apoio ao professor com gabarito das atividades disponível para consumo offline;

3.    Curso específico sobre pensamento computacional para professores da educação básica;

4.    Atividades e projetos para avaliações formativas e somativas.


Informações de acesso: 

Acesso é feito pelo CMSP, tanto web, quanto celular;

Não é necessário novo login dentro da plataforma;

Tutorial para estudar e ensinar com a Alura (Link abaixo);

Formações para professores acontecerão em ATPC, disponível a partir do início das aulas, no AVA EFAPE.

CLIQUE AQUI E ACESSE O TUTORIAL PARA ESTUDAR E ENSINAR COM O ALURA

PLATAFORMA EDUCACIONAL - PREPARA SÃO PAULO / ME SALVA!

A plataforma educacional Prepara São Paulo / Me Salva! tem como Intencionalidade pedagógica fortalecer a preparação dos estudantes paulistas do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Provão Paulista e vestibulares regionais, incentivando o ingresso ao Ensino Superior como continuação dos seus estudos e passo para a realização dos seus projetos de vida.

Para a integração da plataforma na rotina escolar a direção da escola deverá assegurar a utilização nas seguintes condições: 

📌1ª e 2ª série do EM: uso extracurricular no apoio dos estudantes interessados em se prepararem para o vestibular desde o início do Ensino Médio.

📌3ª série do EM: componente curricular Aceleração para Vestibular com 3 aulas semanais.

Principais Recursos:

1.Plano de estudos personalizado de acordo com tempo de estudos disponível e conteúdos mais frequentes no ENEM;

2. Videoaulas com conteúdo abordado no ENEM e vestibulares das quatro áreas do conhecimento;

3. Exercícios de aprofundamento e entendimento dos conceitos de acordo com formato que podem ser abordados nas avaliações de ingresso ao Ensino Superior;

4. Simulados e provas anteriores do ENEM e vestibulares para prática e aprendizado sobre a estrutura da avaliação;

5. Conteúdos de apoio emocional durante os estudos prévios e preparação para a prova. 


Informações de acesso: 

Todas as contas criadas em 2023 foram excluídas e estudantes terão novo acesso disponível pelo CMSP (web e celular); 

Não haverá cadastro/login por meio de link direto na plataforma.

Professores de Aceleração para Vestibular terão acesso à plataforma no mesmo formato do perfil estudante pelo CMSP.





2 comentários:

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo