PÁGINAS DO BLOG

GRÊMIO ESTUDANTIL

Este documento foi elaborado pelos interlocutores regionais responsáveis pela orientação e acompanhamento das ações do Grêmio Estudantil da Diretoria de Ensino da Região de Taubaté e utilizado na formação com os gestores escolares.
Este documento foi elaborado pelo  Euipe Central responsável pelo Grêmio Estudantil da SEDUC-SP e encaminhado para os interlocutores regionais para subsidiar o trabalho nas DRE.
ACESSE OS DOCUMENTOS ORIENTADORES DO GRÊMIO ESTUDANTIL - 2020
O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade democrática. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas ideias e opiniões. Mas toda participação exige responsabilidade. Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola. É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores, contando sempre com o apoio do responsável pelos grêmios nas Diretoriais Regionais de Ensino.  Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade. A escola pode se organizar para que as discussões/reflexões quanto à implantação/implementação da equipe representante do grêmio estudantil ocorram de forma coletiva, não permitindo que nenhum estudante fique de fora. Que todos, sem exceção, participem das reflexões e que entendam que  todos os estudantes matriculados na escola são o grêmio estudantil e que, por meio de uma eleição direta entre seus pares, irão votar e escolher entre as chapas inscritas, a equipe que melhor possa representa-los na defesa de seus direitos e de ações que colaborem com sua aprendizagem e conhecimentos gerais, tornando a escola um espaço no qual todos desejem entrar e permanecer.
A.   No Planejamento as escolas puderam organizar formas que os professores usariam para abordar, com os estudantes, assuntos como:
1-Função da Escola, o que é grêmio estudantil, qual sua importância como defesa dos interesses e participação efetiva dos estudantes no dia a dia da escola. Esse debate está sendo realizado com o objetivo de construir um conceito sobre o que é o Grêmio, seu papel e também possibilidades e limites, importância e expectativas de trabalho colaborativo com a comunidade escolar
2- Com o tema "democracia" as reflexões chegam à compreensão de quais são os benefícios e as dificuldades de conviver em um espaço democrático, onde precisamos, muitas vezes, deixar o individual de lado ou adequá-lo para privilegiar os acordos coletivos.
3-Na abordagem da importância da representatividade, as reflexões propostas levam a focar quais critérios precisamos observar para que possamos escolher "além de mim, quem melhor me representa", quem eu comungo com as ideias e que pode falar por mim e em quem eu confio que vai me ouvir e socializar com todos os estudantes de forma real, sem parcialidades.  

B. Logo nos primeiros dias letivos os professores procederam a escolha, entre os pares, de representantes por classe. A partir daí estes serão a voz dos estudantes, durante o ano, daquela classe no Conselho de Representantes.
C. A realização da assembleia geral, que pode ser proposta pela diretoria gremista ou mesmo pela direção da escola, é o fórum onde alguns assuntos precisam ser decididos para que tenham força de decisão coletiva (uma assembleia com todos os estudantes da Escola, se possível, ou com o Conselho de Representantes de Classe) ambas têm a mesma legitimidade. São assuntos com relação ao grêmio que precisam ser decididos em Assembleia:  
01-A escolha do grupo de estudantes e um responsável da escola que comporão a Comissão Eleitoral da equipe gremista;

02-A construção ou reavaliação do estatuto do Grêmio Estudantil.

O Estatuto é o documento que regula todo o funcionamento do Grêmio e o legitima formalmente. É um documento escrito que contém os princípios básicos deste colegiado e que garante a organização e a autonomia do Grêmio Estudantil, pois determina os objetivos e finalidades da entidade, a estrutura administrativa, o processo eleitoral, os direitos e deveres de seus membros, as esferas de decisão etc.

A escolha da Comissão Eleitoral que tem funções de decisão. Uma vez escolhida é ela que irá planejar o processo eleitoral, organizar o edital para o pleito e dar publicidade à escola estando assim, aberto o pleito eleitoral 2019. Também é função da Comissão Eleitoral:
01-Promover debates entre as chapas inscritas para conhecimento das propostas para todos os estudantes da escola.
02-Acompanhar o processo de propaganda das chapas para que todas tenham o mesmo espaço e tempo;
03-Organizar o dia da eleição (voto eletrônico ou de papel, logística da escola para a votação, segurança para os votos até o momento da apuração;
04-Registro de todas as ações do processo em livro ata;
05-Organizar a posse da equipe eleita, registrando em livro ata, o que deverá ocorrer até 11/04, caso não haja nenhum impedimento legal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo