PÁGINAS DO BLOG

ATV. ESC. N PRESENCIAIS

COMUNICADO CGRH, COPED E EFAPE 19 DE JUNHO DE 2020
Orientações sobre papéis, rotinas e registros durante as atividades escolares não presenciais 
Durante o período de atividades não presenciais, especialmente a partir das devolutivas da rede realizadas durante o período de 1o a 5 de junho, principalmente por meio do formulário que foi respondido por 96% da unidades escolares da rede, a SEDUC recebeu diversas sugestões apontadas pelos professores da rede para otimizar seu tempo visando fortalecer o engajamento e aprendizado dos estudantes.
Levando isso em consideração, seguem orientações sobre os papéis e rotinas dos diferentes profissionais da rede durante o período de atividades não presenciais, assim como orientações para realizar o registro das atividades escolares não presenciais para acompanhamento das atividades dos professores durante esse período.
PAPÉIS E ROTINAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE APRENDIZAGEM NÃO PRESENCIAL.

A partir da consulta realizada à rede, também consolidamos nos documentos abaixo as informações sobre os papéis dos profissionais da educação durante o período de atividades escolares não presenciais:

1- Resolução sobre as atribuições das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares com relação às atividades escolares não presenciais durante o período da pandemia da COVID-19.

2- Documento com orientações sobre atividades dos profissionais da educação e estudantes durante o período de atividades escolares não presenciais.

3- Apresentação com rotinas e papéis durante o período de atividades não presenciais.

DOCUMENTOS PARA REGISTRO DAS ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS

O planejamento das aulas é essencial para o êxito do processo de ensino e da aprendizagem. Porém, para a comprovação do cumprimento da carga horária do professor, indicamos que se faz necessário:

1- Entrega de roteiro de estudos ou de plano de aulas: durante o período de atividades não presenciais, o docente poderá entregar um ou outro documento. Considerando que o roteiro de estudos também reflete o trabalho realizado pelo professor, disponibilizamos neste ​abaixo os elementos essenciais que deverão compor esse documento.

Ressalta-se que será essencial que esses elementos estejam contidos, e que caso sejam elaborados apenas planos de aula, que os estudantes sejam claramente orientados sobre as atividades a realizar - pelo roteiro de estudos ou por outros meios de comunicação, como por exemplo pela postagem de atividades no chat da turma do CMSP ou no Google Classroom. Ainda que para fins de pagamento apenas um dos documentos seja suficiente, caso a equipe gestora da escola combine com seus professores ou a Diretoria de Ensino com suas escolas, podem ser entregues os dois documentos, caso se julgue que a entrega de ambos contribuirá para a aprendizagem dos estudantes. Como um recurso adicional para a elaboração dos roteiros de atividades ou dos planos de aula, recomendamos que o professores utilizem as apresentações e planos das aulas do CMSP, que serão disponibilizados em breve pela SEDUC, caso julguem pertinente para apoiar seu trabalho pedagógico.

2- Registro das aulas dadas no Diário de Classe: este pode ser impresso ou digital, ou seja, o professor não deve ser obrigado a preencher a versão impressa. Indicamos que é preferível que se utilize o digital. Não é necessário preencher nos dois formatos, apenas em um. Para reforçar, reenviamos no link abaixo o tutorial sobre como realizar o registar no Diário de Classe Digital na SED, e outro ​link como realizar o registro no aplicativo Di@rio de Classe.

Ainda, observamos que o trabalho dos professores deve contemplar o acompanhamento dos estudantes pelos meios de comunicação disponíveis, como  por exemplo o aplicativo CMSP ou o Google Classroom, com a verificação da entrega das atividades e a realização de devolutivas aos estudantes.

OBS: Além disso, a partir da escuta dos profissionais da rede, recebemos relatos de alguns relatórios e ressaltamos queNÃO SÃO NECESSÁRIOS​:

● Relatório descritivo das aulas do Centro de Mídias.
● Relatório descritivo das ATPC conduzidas por meio do Centro de Mídias.
● Preenchimento dos horários trabalhados em cada dia, por exemplo por meio de planilha com registro de frequência docente para fins de pagamento ao Professor Coordenador.
● Relatório ou formulário das atividades realizadas pelo professor diariamente. Dessa forma, será possível simplificar processos para possibilitar que os professores concentrem seu tempo e energia no engajamento e na garantia da aprendizagem dos estudantes.

Para apoiar as escolas públicas e privadas, assim como supervisores de ensino,  também compartilhamos abaixo o documento orientador sobre o registro das atividades escolares não presenciais. 


Aproveitamos para reforçar outros pontos sobre o Conviva SP relacionados à rotina das unidades escolares e Diretorias de Ensino a partir das respostas das escolas ao formulário apresentado na semana de planejamento. São eles:

    1.  MMC: O Método de Melhoria da Convivência está previsto para ter início em 2021.
2. Equipamentos de videomonitoramento – aquisição de câmeras e espelhamento: Poderá ser postergado, caso a unidade escolar avalie que isso não é prioridade neste momento.
3. Plano de convivência digital e combate ao cyberbullying: Deve ser mantido, conforme orientações, fluxo e cronograma da Diretoria de Ensino, de forma que se garanta as ações de combate ao cyberbullying e mediação dos chats e canais de contato entre escola e alunos.
4. Plano de Melhoria da Convivência: Previsto para ter início ​após o retorno das atividades presenciais​, conforme fluxo e cronograma estabelecido pela Diretoria de Ensino.
5. Registros diários na PLACON: ​Deve ser mantido.  
Atenciosamente, CGRH, COPED e EFAPE.
_________________________________________________________________________________
Segue abaixo as orientações para o início das atividades escolares não presenciais
1. Resumo Executivo
2. Apresentação
Desde o início de março de 2020, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) desenvolveu um conjunto de ações para  prevenir a disseminação do coronavírus.
Para apoiar a continuidade da aprendizagem dos estudantes durante o período de distanciamento social, será necessária a retomada das atividades escolares, mas de forma não presencial.
Dessa forma, a SEDUC estabeleceu no calendário escolar, na semana de 22 a 24 de abril, o replanejamento escolar, para que as unidades escolares se preparem para o período de realização das atividades não presenciais pelos estudantes, a partir do dia 27 de abril.
As estratégias para realização das atividades escolares não presenciais foram planejadas considerando especialmente os valores estabelecidos no Plano Estratégico 2019-2022.
É essencial que essas premissas sejam consideradas também no planejamento das Diretorias de Ensino e escolas, a fim de favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e a continuidade de seus estudos.
4.    Como funcionará o período de atividades não presenciais
Os principais marcos do calendário escolar alterados foram:
a)  Semana de suspensão gradual de aulas: 16 a 20 de março
b)  Recesso escolar (1ª semana): 23 a 27 de março
c)  Recesso escolar (2ª semana)1: 30 de março a 3 de abril
d)  Férias escolares: 6 a 20 de abril
e)  Final do 1º bimestre: 29 de maio
f)   Conselho de classe/ano/série: até 2 de junho.
g)  Semana de Estudos Intensivos (SEI): 25 a 29 de maio.
h)  Reunião de nível 3 (N3) do MMR: 8 a 12 de junho.
1Há exceção, no entanto, para Educação de Jovens e Adultos-EJA: o período do segundo recesso deve ser
considerado período de suspensão de aulas.
Para a realização das atividades não presenciais, é essencial que as equipes gestoras das escolas e professores considerem os diferentes públicos de estudantes atendidos. Para planejar as atividades, é necessário verificar de quais recursos os estudantes efetivamente dispõem a fim de propiciar oportunidades de aprendizagem a todos.
Será crucial focar as primeiras atividades na retomada das aprendizagens anteriores, especialmente aquelas que são essenciais para a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes.
Após a retomada das aprendizagens, será importante avançar no desenvolvimento das habilidades do bimestre. A SEDUC realizou um levantamento de quais seriam as habilidades essenciais para serem trabalhadas durante o 1º bimestre, disponíveis neste link.
Escolas e professores têm autonomia para prosseguir de acordo com o conhecimento de seus alunos, adequando à realidade de cada contexto, modalidade e à proposta pedagógica da escola.
Para o desenvolvimento dessas habilidades, os professores, com apoio da equipe gestora das escolas, devem planejar roteiros de atividades que comporão uma programação semanal proporcional ao número de aulas oferecidas pela matriz curricular para cada ano/série/termo componente curricular.
A SEDUC elaborou também o “Aprender a aprender”, material com exercícios e sugestões para apoiar os estudantes a continuarem os estudos em casa, que indicamos que as escolas enviem para os estudantes de anos finais (link) ou ensino médio (link) e seus responsáveis.
4.3.  Centro de Mídias da Educação de SP - Aplicativo e TV
O Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) é a principal iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) para apoiar a aprendizagem dos estudantes e a formação dos professores, com aulas de qualidade ao vivo, ao alcance de todos pela TV aberta e por meio de aplicativo de celular gratuito, que não desconta da internet do pacote de dados móveis do estudante ou do profissional da educação.
As orientações detalhadas de como utilizar o aplicativo do Centro de Mídias SP e os canais TV Educação e TV Univesp podem ser acessadas por este link. As orientações para uso do aplicativo do Centro de Mídias para anos iniciais e educação infantil pode ser acessada por este link. Além disso, neste link, podem encontrar perguntas e respostas frequentes sobre o CMSP. Por fim, neste link podem ser encontradas orientações sobre como organizar suas aulas mediados por tecnologias, utilizando as aulas transmitidas pelo Centro de Mídias SP.
Diversas plataformas digitais poderão ser utilizadas gratuitamente pelos estudantes e profissionais da rede estadual de São Paulo. Algumas delas estão elencadas neste link e outras serão adicionadas ao site do Centro deMídias (link).
4.3.2.  Materiais impressos e livros
Para garantir oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes, será essencial também a utilização de materiais impressos, incluindo os cadernos doaluno do São Paulo Faz Escola, Ler e Escrever ou EMAI, EJA Mundo do Trabalho, livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), livros paradidáticos e os fascículos de língua portuguesa e matemática do Material Aprender Sempre (link).
Além dos fascículos, será enviado o documento “Orientações às famílias dos estudantes das redes estadual e municipais de São Paulo” (link), para ajudar as famílias a apoiarem os alunos pelos quais são responsáveis durante o período emergencial.
Para que os devidos cuidados sejam tomados na retirada de materiais físicos, será essencial seguir o protocolo de entregas, neste link.
Também são apresentadas orientações para organização dos empréstimos do acervo literário das escolas, inclusive sobre os devidos cuidados para evitar a disseminação da COVID-19, e documento com sugestões de atividades para a promoção de leitura neste período (link).
4.4.  Comprovação das atividades escolares não presenciais
Durante o período de restrição das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus), as instituições de ensino deverão registrar de forma pormenorizada e arquivar as comprovações que demonstram as atividades escolares realizadas fora da escola, a fim de que possam ser autorizadas a compor a carga horária de atividade escolar obrigatória.
4.5.  Controle de carga horária 4.4.1. Carga horária dos estudantes
O registro de presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial e será realizado pelo professor a partir da participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP ou em outras plataformas que a escola utilizar, e da realização de atividades e trabalhos em papel solicitados pelo professor.
O principal meio de controle da participação dos estudantes se dará por meio das entregas de atividades pelos estudantes.
Será essencial por parte dos professores o registro da realização dessas atividades no Diário de Classe - preferencialmente no formato digital, mas caso não seja possível, no formato físico.
4.4.2. Carga horária dos professores
Durante o período de teletrabalho, o controle de frequência  dos docentes ocorrerá por meio das entregas de roteiros de atividades previstas nos planos de aula, considerando a sequência pedagógica das atividades.
Caberá ao Professor Coordenador, em conjunto com os demais integrantes da Equipe Gestora, o acompanhamento pedagógico, devendo para tal verificar se o proposto no plano de aula foi implementado pelo docente.
4.6.  Avaliação escolar
É importante que os professores utilizem diferentes instrumentos de avaliação para acompanhar o processo de aprendizagem e incentivar o comprometimento com os estudos por parte dos alunos, tais como: realização dos roteiros de atividades; projetos ou pesquisas; AAP; instrumentos de forma discursiva; observação da participação e engajamento; e autoavaliação.
Nenhum estudante deve ser prejudicado em sua avaliação por não ter acesso a computador, internet ou outros. Caso haja estudantes que não consigam realizar as atividades não presenciais, estes deverão realizar atividades adicionais, aulas de recuperação e reforço e realizar avaliações a serem contabilizadas em suas notas no retorno das atividades presenciais.
4.7.  Formação
A partir do dia 27 de abril, a rotina de realização das ATPC será retomada. É fortemente indicado que isso aconteça mediante teletrabalho.
Os professores que não puderem participar das ATPC por teletrabalho, deverão ir até a escola para realizar estas atividades, desde que observados os procedimentos para evitar a COVID-19.
A SEDUC e as DEs oferecerão ações formativas para apoiar os professores na elaboração de roteiros de atividades para continuidade da aprendizagem dos estudantes e orientar quanto ao uso de metodologias relacionadas às tecnologias na Educação.
4.8.  Atendimento Especializado - Educação Especial
Para favorecer a continuidade da aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial, é essencial que o educador tenha como ponto de partida a redefinição das expectativas de aprendizado, e realize revisão e reorientação do planejamento de atividades a fim de dar continuidade ao desenvolvimento dos estudantes.
O responsável pelo planejamento, o professor da sala regular, deve atuar em colaboração com os demais profissionais da escola, especialmente o professor que atua no Atendimento Educacional Especializado- AEE, assim como com as famílias e estudantes.
4.9.  Modalidades
As modalidades educacionais devem seguir as mesmas diretrizes indicadas para todas as escolas da rede, consignadas neste documento, resguardando algumas especificidades dos públicos das modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do  Campo: Assentados, Acampados, Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais e Educação em contextos de privação de liberdade.
4.10.   Centro de Línguas - CEL
São oferecidas orientações para auxiliar professores(as) e gestores(as) a se apropriarem de diferentes suportes e ferramentas tecnológicas demaneira que os(as) estudantes possam desenvolver as aprendizagens previstas para cada um dos estágios das línguas oferecidas.
4.10 Programa Ensino Integral
As principais especificidades para estas escolas serão o trabalho com a tutoria, o exercício do protagonismo juvenil por meio da realização periódica de reuniões com líderes de turma e presidentes de clubes juvenis, além da interação dos professores de orientação de estudos para apoiar na organização da vida escolar dos estudantes.
5.    Acompanhamento ativo dos estudantes
É essencial que as equipes das escolas, em conjunto com as famílias, proativamente busquem engajar os estudantes para que realizem as atividades escolares não presenciais e avancem em seu aprendizado.
Cada escola deverá tomar ações específicas e adequadas à sua realidade para chegar até os estudantes em suas casas e engajá-los  nas atividades.
6.    Projeto Acolhimento
O Programa Conviva + SP, visa apoiar, promover , estimular e potencializar ações de identificação e de adoção de estratégias de enfrentamento  aos desafios resultantes do distanciamento social e familiar abordando as dimensões emocional, físico e profissional da vida humana.
O projeto poderá ser implementado pela escola por meio do acompanhamento e disseminação do ciclo de palestras, compartilhamento e divulgação dos materiais audiovisuais a serem desenvolvidos e pela Conexão Solidária, que consiste em grupos virtuais voltados à ajuda mútua entre pares, criando um espaço para troca de experiências de enfrentamento ao distanciamento social.
7.    Atribuições dos profissionais durante o período emergencial
Considerando o contexto de restrições às atividades presenciais nas escolas para prevenir a disseminação do coronavírus, as atribuições dos diferentes profissionais precisam ser adaptadas temporariamente. Para adequar essas atribuições durante o período emergencial, a SEDUC publicará resolução especificando os papéis dos profissionais da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo