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PROGRAMA CONVIVA SP

Acesse, por meio dos links abaixo, os documentos:
Prezado (a) Diretor (a) de Escola,
Considerando a necessidade de dar continuidade ao Programa Conviva SP, orienta-se para a necessidade de construção dos planos relacionados abaixo, para serem implementados na unidade escolar, cada qual no seu tempo, conforme orientação.
1-   Plano de Melhoria da Convivência.
As unidades escolares, com base nos resultados da pesquisa do clima escolar relacional e nos registros no sistema integrado de ocorrências escolares – Plataforma Conviva SP – PLACON, construirão um Plano de Melhoria da Convivência, que deverá ter início quando do retorno das atividades presenciais.

2-   Plano de melhoria da convivência digital e combate ao cyberbullying
Por conta da atual conjuntura e da nossa nova realidade de estudos remotos, é urgente e de extrema necessidade que as escolas adotem ações para a melhoria da convivência digital e medidas preventivas de combate ao cyberbullying.

Assim, cada escola precisa construir um plano emergencial acerca deste tema.
Estamos encaminhando anexo:

Para o bom andamento dessas ações, é imprescindível que o(s) gestor(es) tenha(m) conhecimento dos seguintes pontos:

É importante também que os gestores tenham assistido à Videoconferência apresentada em 15/01/2020  (Vídeo abaixo)
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA CONVIVA SÃO PAULO
Há disponível MATERIAL NA PÁGINA DO CONVIVA SP para auxiliar no que for necessário, além disso, cada Diretoria de Ensino conta com, pelo menos, dois gestores do Programa (1 supervisor e 1 PCNP) que também poderão ajudar a equipe gestora da escola.
O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP, tem como objetivos principais:
  • Contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor;
  • Promover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual;
  • Oferecer política estruturada de atendimento aos estudantes da rede de ensino estadual, com vistas à melhoria da aprendizagem;
  • Estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e dirigentes no processo de ensino-aprendizagem;
  • Articular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência e saúde mental.
Todos esses objetivos deverão ser desenvolvidos por meio de uma atuação proativa de todos os servidores, em três grandes dimensões: Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; e Segurança Escolar, de modo que sejam desenvolvidas ações de intervenções articuladas à Proposta Pedagógica, ao Regimento Escolar e ao Currículo, transformando o ambiente escolar em um espaço de diálogo e protagonismo.


DISPOSITIVOS LEGAIS DO CONVIVA
Resolução SEDUC 48, de 01-10-2019
Institui o CONVIVA SP – Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar no âmbito da rede estadual de educação e dá outras providências.
Resolução SEDUC 49, de 03-10-2019
Altera o artigo 10 da Resolução SE publicada em 03/10/2019, na forma que específica. 
PLATAFORMA DO CONVIVA  E OCORRÊNCIAS ESCOLARES
Conforme é de conhecimento de todos, os registros de ocorrências escolares precisam ser realizados na Plataforma CONVIVA – PLACON.
Caso haja ocorrência na unidade escolar, o Diretor de Escola deverá assegurar que a mesma seja devidamente registrada na plataforma. Todavia, se não houver ocorrência durante o dia, o Diretor da Escola deverá assegurar que haja acesso à plataforma para registro negativo de ocorrência. 
O Centro Integrado de Operações Coordenadas tem como finalidade a supervisão e o acompanhamento das operações integradas, de forma a propiciar a atuação integrada dos órgãos envolvidos direta ou indiretamente nas ações de segurança pública, de proteção e de defesa civil, agilizando e otimizando suas ações, bem como facilitando a troca de informações e dados para a tomada de decisões conjuntas.
O Centro Integrado de Operações Coordenadas foi instituído pelo Decreto nº 60.640/2014, alterado pelo Drecreto nº 60.811/2014.

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