PÁGINAS DO BLOG

EDUCAÇÃO SEXUAL

VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE HUMANA?
Prezados educadores!
Falar de sexualidade humana não tem sido uma tarefa fácil, até mesmo em tempos atuais. A sexualidade humana e todas as questões ligadas ao tema ainda constitui um tabu na sociedade em que vivemos.

Embora estejamos vivendo no século 21, conhecido como o século do conhecimento, percebemos que, por questões políticas, culturais e religiosas, ainda imperam na sociedade muitos costumes, pensamentos e ações equivocados em relação ao assunto, além da divulgação de falsas verdades e informações distorcidas que não condizem com os conhecimentos científicos e não se pautam pela conduta ética, incorrendo, assim, em grandes prejuízos a toda sociedade, principalmente às crianças e adolescentes que são as maiores vítimas em relação à falta de informação.

Seja no seio familiar ou numa instituição escolar, ainda impera a cultura da ignorância - no sentido literal da palavra - a qual, muitas vezes, atrela a sexualidade humana ao proibido, feio, sujo ou pecaminoso. Toda essa cultura e comportamentos equivocados, na maioria das vezes, leva as crianças, jovens e até mesmo adultos a inúmeros prejuízos tanto de ordem física, moral, psicológica e social que poderiam ser evitados se a questão da sexualidade humana fosse tratada de forma natural, como se tratam questões como comer, beber, dormir e fazer as necessidades fisiológicas.

Pensando nessa complexidade que é falar da sexualidade humana e, com vistas a trazer informações realtivas ao tema, de forma imparcial e, pautando-se pela ética e ciência, criei esta página, onde poderão obter diversas informações e aprender mais sobre o tema, para que possam romper as barreiras ideológicas, culturais e religiosas para discutir com responsabilidade e segurança o assunto tão necessário para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Espero que aproveitem a oportunidade para aprender mais sobre o tema, para serem e fazerem os outros mais felizes.

Cordialmente,

Maurício Menino Macedo
INICIANDO A CONVERSA

Vamos começar nossa discussão com o vídeo da Profa. Mary Neide Damico Figueiró, psicóloga e professora sênior da UEL (Universidade Estadual de Londrina), pelo Departamento de Psicologia Social e Institucional. Ela ministra palestras, minicursos e oficinas sobre temas ligados à Educação Sexual.  No vídeo ela vai abordar o Conceito de Educação Sexual. Assista o vídeo abaixo:
Saiba o que é Ideologia de Gênero





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo