TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Os distúrbios ou transtornos do
neurodesenvolvimento são problemas neurológicos que podem interferir com a
aquisição, retenção, ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações
específicos. Eles podem envolver disfunção da atenção, da memória, da
percepção, da linguagem, da solução de problemas ou da interação social.
O diagnóstico de TDAH se baseia no número, frequência e gravidade dos sinais. As crianças devem ter seis ou mais sinais de desatenção ou de hiperatividade e impulsividade (ou seis de cada grupo para diagnosticar o tipo combinado de TDAH; consulte Sinais de TDAH). Os sinais devem estar presentes em, pelo menos, dois ambientes separados (normalmente, casa e escola) para que a reação da criança a problemas específicos em uma situação não seja confundida com TDAH. A ocorrência dos sinais apenas em casa ou apenas na escola, e em nenhum outro lugar, não se qualifica como TDAH, porque esses sinais podem ser causados pela situação específica. Os sinais devem também ser mais pronunciados do que seria esperado para o nível de desenvolvimento da criança e devem estar presentes por, pelo menos, seis meses. O diagnóstico é geralmente difícil, pois depende da opinião do observador. Além disso, as crianças que são principalmente desatentas podem não ser percebidas até o seu desempenho acadêmico ser afetado de maneira adversa.
Não existem exames de laboratório para o TDAH. Questionários sobre diferentes aspectos do comportamento e desenvolvimento podem ajudar os médicos e psicólogos a estabelecer um diagnóstico. Como os distúrbios de aprendizagem são comuns, muitas crianças são submetidas a exames psicológicos para determinar se elas têm TDAH e para detectar a presença de um distúrbio de aprendizagem específico, seja como causa da desatenção ou como um problema coexistente.
Um exame físico e, às vezes, também são realizados vários exames de sangue e outros para excluir outros distúrbios.
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O transtorno opositor desafiador (TOD) é um distúrbio que ocorre na
infância e adolescência e provoca sintomas como comportamento desafiador e
impulsivo, dificuldade de lidar com frustrações, teimosia, entre outros. Ele
geralmente surge antes dos 8 anos de idade, mas também pode ser diagnosticado
em crianças mais velhas ou adolescentes.
É preciso atenção para saber diferenciar os sinais do transtorno de
comportamentos comuns nessa faixa etária. Durante o desenvolvimento, é normal
observar certos comportamentos desafiadores nas crianças – como as chamadas
“birras”, por exemplo. O que, então, indica que a criança pode ter um
transtorno?
Segundo a dra. Letícia Sampaio, neurologista infantil e membro da
Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, o comportamento opositor e
desafiador é comum em crianças em determinados estágios do desenvolvimento,
como na adolescência, e em algumas situações estressantes, como conflitos
familiares ou dificuldades escolares; ele também pode ser causado por outros
fatores, como transtornos de ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou
transtorno de conduta.
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Três coisas que TODOS deveriam saber o Transtorno Opositor Desafiador
LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021
Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
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