PÁGINAS DO BLOG

PROG. MEU EMP/TRABALHO INC.


O Programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo é um programa do Governo de SP que tem como objetivo promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O Meu Emprego Trabalho Inclusivo surgiu da necessidade de se oferecer qualificação profissional, intermediação de mão de obra e suporte aos candidatos com deficiência, empregadores e a sociedade em geral, a fim de garantir o cumprimento da Lei 8.213/91, que determina no Art. 93 que empresas com 100 (cem) ou mais funcionários reservem de 2% a 5% de seus cargos para beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiências.
O Trabalho Inclusivo está ancorado em 6 ações:

01- Qualificação profissional e empreendedora: O Centro Paula Souza e o Sebrae oferecem cursos de qualificação profissional e empreendedora compatíveis com cada tipo de deficiência, com dois módulos: técnico e empreendedor.

02- Intermediação de mão de obra: Os Postos de Atendimento ao Trabalho (PAT) e os Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) recebem as vagas de emprego das empresas e disponibilizam as oportunidades aos candidatos. Ainda realizam emissão de carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego.

03- Emprego Apoiado: Os Polos de Empregabilidade, desenvolvidos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo apoiar a inclusão do candidato para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Emprego Apoiado também oferece suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas. No momento, o serviço está disponível na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

04- Busca ativa: Com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e de Justiça, o governo estadual realiza uma busca ativa na captação de candidatos. Ainda em 2019, o objetivo é aumentar a taxa de ocupação das vagas cadastradas (estimativa de 5 mil colocados no mercado de trabalho).

05- Entrevista profissional: A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através dos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), orienta os candidatos ao mercado de trabalho e faz entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais. No momento, o serviço é realizado na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

06- Habilidade profissional: Realização de avaliações médicas e de funcionalidades para análise específica das habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões. Neste ano, o objetivo é realizar um piloto para avaliações de pessoas com deficiência no IMESC e HC-SP.

O programa é realizado em parceria com 6 secretarias: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Direitos da Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. Além disso, ainda conta com a participação do Centro Paula Souza, Sebrae, Hospital das Clínicas-SP e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC).
O Programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo, do Governo de SP, disponibilizará 10 (dez) cursos profissionalizantes realizados pelo Centro Paula Souza, por meio de parceria celebrada entre Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por intermédio do Centro de Apoio Pedagógico – CAPE, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS).

Cursos profissionalizantes disponíveis para o primeiro bloco:
(Inscrição até 18/10/2019):
1. Assistente Administrativo
2. Assistente de Recursos Humanos
3. Estoquista e almoxarife
4. Operador de Caixa
5. Técnica em Vendas
6. Assistente Contábil, de Crédito e Cobrança
7. Assistente Financeiro e de Tesouraria
8. Auxiliar de Escritório
9. Auxiliar de Logística
10. Recepção e Atendimento

Os cursos são 100% gratuitos e serão oferecidos aos alunos com deficiência maiores de 16 (dezesseis) anos de idade.

Haverá disponibilidade de vaga ao responsável legal interessado em participar dos cursos, com o objetivo de oportunizar formação profissional àqueles que convivem com os estudantes.
É muito importante que os familiares incentivarem a participação dos alunos nos cursos profissionalizantes, uma vez que a educação profissional, como ação promotora da inclusão de pessoas com deficiência, é capaz de proporcionar oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.
Organização das aulas: cada bloco (curso) terá 12 dias de formação, com aulas distribuídas em 3 dias na semana. Carga horária das aulas: 4h e 10 min/dia.
Local: escolas da rede estadual ou salas em locais indicados pela Diretoria de Ensino.

Para que o candidato realize os Cursos Profissionalizantes deste Programa oferecidos pelo Centro Paula Souza, os interessados deverão procurar a Direção ou Coordenação da Escola em que estudam para: manifestação de interesse, informação dos dados pessoais e escolha das modalidades de cursos que ele tem interesse em fazer, relacionados acima.

OBS: O fato de o aluno com deficiência realizar o curso profissionalizante não incorre na perda dos benefícios do BPC/LOAS, caso seja beneficiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo