PÁGINAS DO BLOG

LÍDER DE CLASSE-TURMA

 ALUNO LÍDER DE CLASSE / TURMA 

 GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO

A Constituição Federativa do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB/1996, trazem em seus textos legais que a gestão do ensino público no Brasil deve ser, obrigatoriamente, democrática e participativa, na qual todos os segmentos da comunidade escolar e comunidade local possam participar da tomada de decisões na escola, propondo melhorias e discutindo os resultados. Nesta perspectiva, a legislação educacional, com vistas a assegurar  a prática da Gestão Democrática e Participativa, garante, por meio de legislações específicas, que  sejam constituídos, todos os anos,  os Colegiados Escolares (Conselho de Escola e o Conselho de Classe/ano/Série), bem como as Instituições Auxiliares (APMs e Grêmios Estudantis). 

Neste mesmo sentido, com vistas a oportunizar a participação efetiva dos alunos na escola, promovendo o protagonismo juvenil e criando oportunidades para a prática da cidadania, a escola deverá promover discussões coletivas  nas classes e estimular a participação dos alunos para a escolha, entre pares, dos representantes de cada classe/turma, ou seja, eleição do líder e Vice-líder para representar cada classe/turma.

PROTAGONISMO JUVENIL

As práticas e vivências em Protagonismo Juvenil consistem em oportunidades para o aprendizado de habilidades fundamentais de gestão, cogestão e heterogestão – de si próprio, do conhecimento e do seu projeto de vida.

Para que os estudantes possam exercê-la de forma adequada, para organizá-la institucionalmente, há a indicação dos líderes de turma. Líder de Turma é uma das práticas e vivências do Protagonismo Juvenil.

Nesta prática, os jovens têm a possibilidade de exercer a sua capacidade de liderança a serviço do desenvolvimento de sua turma, servindo de exemplo e referência para os seus colegas, inspirando-os e contribuindo para a mudança de suas posturas, apoiando-os e contribuindo para a mudança de suas posturas, apoiando-os no envolvimento das soluções que dizem respeito a tudo aquilo pelo qual ele desenvolve uma atitude de não indiferença seja em relação à escolar, à sua comunidade, às pessoas etc.

A rotina escolar é organizada de modo a comportar reuniões periódicas desses líderes com a equipe gestora da escola, de modo a viabilizar sua participação sem comprometimento das demais atividades.

Por meio da atuação dos líderes de turma, as escolas pretendem, por um lado, ampliar os espaços de manifestação do Protagonismo Juvenil e, por outro, aprimorar sua gestão escolar, garantindo a participação de seus alunos.

É importante ressaltar que todas ações da escola que promovam o princípio da Gestão Democrática e Participativa devem ser registradas em livro próprio, como evidência do cumprimento do disposto no artigo 206, Inciso VI da Constituição Federal  e artigo 3º, Inciso VIII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

SOBRE O PROCESSO ELEITORAL

Para realizar a eleição do líder e vice-líder de classe/turma, é importante que a equipe gestora articule as ações junto ao Grêmio Estudantil, de modo que possam discutir sobre a importância das lideranças na escola, bem como fomentar e auxiliar na conscientização dos estudantes para uma eleição responsável. Em seguida, orienta-se para que seja realizada uma reunião com todos os docentes da escola para alinhamento das ações relativas ao processo. Isto feito, deverá ser escolhida a data e o horário específico (em cada turno escolar) para que o processo eleitoral ocorra simultaneamente. 

Após realizada a eleição, cada professor responsável pela classe/turma, deverá preencher a ata de eleição (modelo sugestivo abaixo), a qual deverá ser assinada pelo responsável e pelos líderes eleitos. Anexo à ata de registro do processo eleitoral, deverá ser apensada a lista de presença todos os estudantes que participaram, de modo a assegurar a lisura no processo.  

Para facilitar o registro, deixo, abaixo, o modelo sugestivo de Ata de Registro da Eleição e Posse do Líder e Vice-Líder de Classe, bem como  o modelo sugestivo da Lista de Presença.

MODELOS DE DOCUMENTOS:

1- MODELO SUGESTIVO DE ATA DE ELEIÇÃO DE LÍDER E VICE-LÍDER DE TURMA

OBS: Em caso de dúvidas, a direção da escola deverá consultar o Supervisor de Ensino / Educacional ou os interlocutores regionais responsáveis pelo processo eleitoral de líderes de turma/classe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo