PROFESSOR TUTOR DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
O Projeto de Professor Tutor nas
turmas nos anos finais do Ensino Fundamental tem por finalidade o desenvolvimento
de atividades voltadas à recomposição de
aprendizagens, e se destina às escolas selecionadas pela Secretaria da
Educação de São Paulo (SEDUC-SP) a partir da análise dos dados do IDESP (Índice
de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
O Projeto prevê a atribuição de aulas, em turmas específicas, a docentes visando a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática.
As escolas selecionadas contarão com um Professor Tutor para recomposição em Língua Portuguesa e Matemática. As turmas serão formadas a partir da enturmação de estudantes de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental que apresentam defasagens nas aprendizagens.
São
objetivos do Projeto Professor Tutor:
1 . Identificar dificuldades de
aprendizagem dos estudantes por meio de sondagem;
2 . Auxiliar os estudantes para superarem
defasagens nas aprendizagens apresentadas nos componentes de Língua Portuguesa
e Matemática;
3. Desenvolver habilidades associadas à
leitura, escrita e ao letramento matemático;
4 . Apoiar os estudantes para que avancem
no seu percurso educacional;
5 . Fomentar a autoconfiança e a motivação dos estudantes.
Como
serão as organizações de turma?
Nas escolas participantes do projeto
serão criadas turmas denominadas + Língua Portuguesa e + Matemática para
atendimento aos estudantes participantes do projeto.
Os professores dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas das escolas participantes do Projeto, em conjunto com o Professor Tutor, indicarão os estudantes que serão enturmados respectivamente nas turmas de + Língua Portuguesa e +Matemática.
O Diretor de Escola/Diretor Escolar da
unidade organizará as turmas e fará a enturmação dos estudantes indicados pelos
docentes de Língua Portuguesa e Matemática na funcionalidade disponibilizada na
Secretaria Escolar Digital (SED).
As turmas de Língua Portuguesa ou + Matemática serão constituídas por até 15 (quinze) estudantes.
As aulas das turmas de + Língua Portuguesa e + Matemática devem ocorrer preferencialmente no período de aula regular do estudante, sendo desenvolvidas pelo Professor Tutor. As aulas do Projeto deverão ocorrer, preferencialmente no momento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
O estudante será enturmado nas turmas
de + Língua Portuguesa e + Matemática mediante consulta e autorização prévia
dos pais ou responsáveis pelo estudante.
As escolas participantes do programa poderão reagrupar os estudantes de diferentes turmas e/ou anos durante as aulas do Projeto de acordo com suas necessidades de recomposição das aprendizagens.
A indicação dos estudantes deve
contemplar aqueles que apresentam defasagem nas aprendizagens, levando em
consideração:
1 . O desempenho do estudante na Prova
Paulista nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática;
2 . O desempenho do estudante no SARESP
(Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) nos
componentes de Língua Portuguesa e Matemática;
3 . O desempenho dos estudantes nas sondagens pedagógicas, disponibilizadas pela Secretaria e realizadas pela escola, que identificam dificuldades específicas e níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
Cabe ao Professor Tutor, juntamente
com os professores dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, avaliar a
dispensa dos estudantes do projeto de tutoria, considerando, em conjunto:
1 . O progresso e desempenho dos
estudantes nas atividades e tarefas propostas;
2 . A superação das defasagens educacionais
identificadas inicialmente;
3 . A frequência e participação ativa dos estudantes nas aulas de tutoria.
As turmas de + Língua Portuguesa e + Matemática
serão atribuídas ao Professor Tutor de acordo com sua formação e classificação
no processo seletivo destinado às turmas de 6° a 9° ano do Ensino Fundamental.
As turmas de + Língua Portuguesa e + Matemática terão carga horária semanal de no mínimo 3 (três) aulas, e no máximo de 4 (quatro) aulas semanais.
Quais
serão os critérios para escolha do professor tutor?
A seleção de docentes para atuação
como Professor Tutor ocorrerá mediante processo seletivo a ser realizado pela
Diretoria de Ensino participante do Projeto.
As aulas das turmas de + Língua
Portuguesa devem ser atribuídas preferencialmente aos docentes com as seguintes
formações:
a)
Curso Normal Superior;
b)
Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia
para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental /
Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
c)
Habilitação Específica para o
Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;
d)
Licenciatura em Educação do Campo, com
habilitação em Docência nos Anos Iniciais;
e) Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Na inexistência de docentes com as
formações previstas no acima, as aulas poderão ser atribuídas aos:
a) Licenciados em Língua Portuguesa ou
Matemática, com especialização em alfabetização ou letramento;
b) Bacharéis ou tecnólogos, com qualificação em Língua Portuguesa ou Matemática, com especialização em alfabetização ou letramento.
As aulas das turmas de + Matemática
devem ser atribuídas a docentes com as seguintes formações:
a)
Licenciados em Matemática;
b)
Curso Normal Superior;
c) Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia
para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental /
Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
d)
Habilitação Específica para o
Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;
e)
Licenciatura em Educação do Campo, com
habilitação em Docência nos Anos Iniciais;
f) Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Na inexistência de docentes com as
formações previstas acima, as aulas poderão ser atribuídas aos:
a)
Licenciados em um dos componentes na
área de ciências da natureza;
b)
Bacharéis ou tecnólogos, com
qualificação em Matemática.
c) Os demais requisitos serão fixados em edital a ser publicado pela Secretaria da Educação e devidamente divulgado pelas Diretorias de Ensino.
Para fins de implementação do projeto,
as unidades escolares participantes poderão atribuir:
25 (vinte e cinco) horas semanais,
para atuação nas turmas de + Língua Portuguesa; e
25 (vinte e cinco) horas semanais, para atuação nas turmas de + Matemática.
Excepcionalmente escolas com maior demanda, mediante consulta e aprovação da Secretaria da Educação, poderão atribuir uma jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais ao Professor Tutor.
A equipe gestora organizará o horário das aulas atribuídas ao Professor Tutor considerando a disponibilidade de espaços físicos e a grade horária.
Durante as aulas de + Língua
Portuguesa e + Matemática o Professor Tutor deverá:
1. Acolher e motivar os estudantes,
criando um ambiente de aprendizado positivo e encorajador;
2. Realizar a sondagem dos estudantes que
participarão do projeto;
3. Adotar, durante as aulas, estratégias
e práticas pedagógicas que promovam a melhoria da aprendizagem;
4. Trabalhar com os estudantes para que
desenvolvam as habilidades e competências identificadas como necessárias para
seus processos de recomposição da aprendizagem;
5. Utilizar os recursos didáticos disponibilizados
pela Secretaria da Educação para a recomposição das aprendizagens;
6. Assegurar que os estudantes realizem
as tarefas disponibilizadas na plataforma destinada para este fim;
7. Participar das formações para Professor Tutor realizadas pela equipe gestora da Unidade Escolar, Diretoria de Ensino ou Órgão Central.
O docente que atuar exclusivamente como Professor Tutor, em escola integrante do Programa Ensino Integral, não fará jus ao recebimento da Gratificação de Dedicação Exclusiva – GDE, de que trata a Lei Complementar n° 1.374, de 30 de março de 2022, alterada pela Lei Complementar n° 1.396, de 22 de dezembro de 2023.
O docente que assumir a referida carga horária não poderá ser substituído, perdendo as aulas quando houver afastamento, licença ou ausência, a qualquer título, exceto nos casos de licença-gestante, licença-adoção, licença paternidade e licença nojo.
A atuação do docente deverá ser organizada pela Equipe Gestora de forma a definir as estratégias para melhor atender às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
A equipe gestora poderá avaliar a manutenção do professor no Projeto considerando o desempenho e o engajamento dos estudantes.
Caberá a Coordenadoria Pedagógica
-COPED:
1. Publicar disposições adicionais
para orientação do trabalho do Professor Tutor
2. Reorientar as estratégias a serem
adotadas, caso necessário, para atender às necessidades de aprendizagem dos
estudantes;
3. Expedir comunicados complementares que se façam necessários ao cumprimento da presente resolução.
A Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula – CITEM, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo - EFAPE e a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, observada a competência, poderão publicar instruções complementares que se façam necessárias ao cumprimento da Resolução que trata do tema.
A Coordenadora em Exercício da Coordenadoria de Gestão de Recursos
Humanos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo torna pública a
abertura das inscrições e a realização do processo seletivo para docentes
interessados em atuar no Projeto Professor Tutor para os Anos Finais (2025) do
Ensino Fundamental na rede estadual de ensino. O processo seletivo será
composto por inscrição auto declaratória e entrevista presencial nas Diretorias
de Ensino, conforme as condições estabelecidas neste edital.
Período de Inscrição: de 29/01/2025 12:00 até 05/02/2025 12:00
Requisitos
(MÍNIMO) ACEITAR AS IMPLICAÇÕES PREVISTAS NO EDITAL
(MÍNIMO) ESTAR EM GOZO DE BOA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
(MÍNIMO) SER BRASILEIRO OU NATURALIZADO
(MÍNIMO) TER BOA CONDUTA
(MÍNIMO) TER IDADE MÍNIMA DE 18 ANOS.
CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DO BANCO DE TALENTO PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo