PÁGINAS DO BLOG

ESTÁGIO ESCOLAR


Uma das finalidades da nova concepção do ensino médio consiste no desenvolvimento das competências necessárias à compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e na adaptação do aluno às novas formas de organização de trabalho;
Como ato educativo de preparação para o mundo do trabalho, o estágio curricular do aluno do ensino médio, integra a proposta pedagógica da unidade escolar, compondo o itinerário formativo do educando. 
O estágio dos alunos do ensino médio, de educação especial e de educação de jovens e adultos, matriculados nas unidades escolares da rede estadual de ensino, compõe obrigatoriamente a proposta pedagógica da unidade escolar como um ato educativo que visa à preparação do aluno para o mundo produtivo e sua adaptação às novas formas de organização do trabalho.
Cabe à unidade escolar contextualizar, em sua proposta pedagógica, a natureza do estágio, sua duração e formas de supervisão, atentando para que as atividades práticas a serem vivenciadas pelos alunos atendam aos objetivos propostos para o ensino médio.
O estágio curricular do ensino médio caracteriza- se como uma oportunidade de complementação curricular aberta ao aluno do ensino médio, em caráter optativo, que tem como objetivos:
1- assegurar ao aluno à vivência no mundo empresarial de experiências profissionais por meio da realização de atividades de aprendizagem social, profissional e ou cultural imprescindíveis a uma vida cidadã;
2- valorizar a experiência profissional e o estudo não formal;
3- refletir sobre a realidade vivenciada no mercado de trabalho;
4- desenvolver valores, postura ética e responsável e aptidões para uma vida produtiva.

Fundamentação legal:

Lei Federal nº 9.394/96 (artigo 82)
Lei nº 11.788/2008;
Deliberação CEE nº 87/2009;
Resolução SE 40/2009



2 comentários:

  1. Onde se lê Resolução SE 40/2019, leia-se Resolução SE 40/2009.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela correção. Na correria da vida, acabamos falhando...rs
      Forte abraço!

      Excluir

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo