PÁGINAS DO BLOG

ATPC-ATPL-ATPI-APD

Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo Escolar 
JORNADA DE TRABALHO / CARGA HORÁRIA DOCENTE:

 Aplicável aos docentes titulares de cargo (Efetivos – Categoria A), aos Ocupantes de Função Atividade (OFA – Categoria F) submetidos ao regime instituído pela Lei Complementar nº 1.374/2022 (Nova Carreira) e para os Docentes Contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093/2009 (CTD - Categoria O)

As jornadas semanais de trabalho do docente submetido ao regime instituído pela Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022, são: Jornada Completa de Trabalho Docente ou Jornada Ampliada de Trabalho Docente.

01 - Jornada Ampliada de Trabalho Docente: 40 (quarenta) horas semanais de trabalho.

a) 32 (trinta e duas) Atividades com interação com estudantes;

b) 7 (sete) Atividades Pedagógicas, de Caráter Formativo;

c) 14 (quatorze) Atividades Pedagógicas Diversificadas;

02 - Jornada Completa de Trabalho Docente: 25 (vinte e cinco) horas semanais de trabalho;

a) 20 (vinte) Atividades com interação com estudantes;

b) 5 (cinco) Atividades Pedagógicas, de Caráter Formativo;

c) 8 (oito) Atividades Pedagógicas Diversificadas.

As jornadas de trabalho especificadas acima serão cumpridas da seguinte forma:

I - 2/3 (dois terços) da jornada em atividades de interação com educandos;

II - 1/3 (um terço) da jornada em atividades pedagógicas sem interação com educandos.

DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES

I - ATIVIDADES DE INTERAÇÃO COM ESTUDANTES: as horas de regência de sala de aula ou espaços equivalentes, visando a desenvolver as competências, habilidades e as expectativas de aprendizagem previstas no currículo paulista.

A partir do ano de 2022 as aulas dos docentes em exercício nas escolas da rede estadual de ensino, independente do campo de atuação, passam a ser de 45 (quarenta e cinco) minutos.

II - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, DE CARÁTER FORMATIVO:  se destinam a reuniões ou outras atividades pedagógicas, preferencialmente para formação, planejamento e estudo, de caráter coletivo.

Consideram-se atividades pedagógicas de caráter formativo as ATPCs (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo), que são aquelas aulas que se destinam a reuniões ou outras atividades pedagógicas, preferencialmente para formação, planejamento e estudo, de caráter coletivo, bem como para atendimento a responsáveis por estudantes.

Cabe ao Diretor de Escola organizar os horários da unidade escolar de modo que cada docente, após consulta dos interesses e opções de horários, possa cumprir as ATPCs conforme opções abaixo:

a)   O docente poderá cumprir as ATPCs no mesmo turno das aulas que ministra ou, em turno diverso, desde que, conjunta e preferencialmente, com os docentes das turmas em que atua, durante o horário de funcionamento da unidade escolar.

b)   O docente que tenha aulas atribuídas em mais de 1 (um) turno cumprirá, preferencialmente, a carga horária das ATPCs, com o grupo de docentes do turno em que tem maior número de aulas atribuídas.

c)    Os docentes que atuam no período noturno poderão realizar a quantidade total ou parcial de ATPC no mesmo período, caso haja viabilidade de horários no quadro de aulas, ou no contra-turno, especialmente para assegurar a atribuição de maior número de aulas no turno noturno.

d)   Considerando a necessidade pedagógica e a organização do horário de trabalho, o diretor poderá autorizar, aos docentes que atuam no período noturno, a realização da ATPC na modalidade remota ou no sábado, desde que seja garantido o caráter coletivo da reunião formativa.

e)   Caso ministre aulas em mais de uma escola estadual, o docente cumprirá as ATPCs na unidade escolar em que tenha maior quantidade de aulas atribuídas, cabendo ao Professor Coordenador da outra unidade atualizar o docente das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas pelo grupo de professores.

OBS: A unidade escolar poderá optar por organizar o ATPC em momento de transmissão síncrona pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo ou em momento mais oportuno de forma assíncrona, conforme horário definido e cargas horárias dos docentes.

A unidade escolar deverá organizar semanalmente ATPC em horário que garanta a participação simultânea do maior número possível de professores que fazem parte do seu quadro.

III – ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DIVERSIFICADAS (APD): se destinam a:

a) interação com responsáveis por estudantes, familiares de estudantes e comunidade escolar em geral;

b) reuniões ou outras atividades pedagógicas, planejamento coletivo, preparação de aulas e avaliação dos trabalhos dos estudantes;

c) preparação de aulas, estudo das sequências didáticas, dos guias de aprendizagens, com base no Currículo Paulista;

d) preparação e correção das avaliações, e todas as atividades e trabalhos realizados pelos estudantes, assim como a análise dos resultados das avaliações internas e externas.

Aula de Trabalho Pedagógico Livre – ATPL: entende-se por ATPL aquelas aulas que se destinam à preparação de aulas com estudantes e avaliação dos trabalhos dos estudantes.

IV - Atividades de Trabalho Pedagógico Individual – ATPI: destinam-se à preparação de aulas do aprofundamento curricular do Ensino Médio realizada, preferencialmente, nas unidades escolares, e, farão parte da composição da carga horária dos docentes. Todavia o docente poderá optar pela não realização da ATPI, visando às atribuições de aulas conforme Anexo I desta Resolução.

OBS: As horas excedentes à carga horária relativa às Atividades Pedagógicas Diversificadas do docente não serão computadas para efeito de pagamento. O docente contratado que não realizar a totalidade da carga horária referente às Atividades Pedagógicas Diversificadas, conforme previsto no inciso I do “caput” deste artigo, deverá ter consignada ausência ao serviço, considerando o horário de trabalho homologado.

 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

Resolução SEDUC nº 133, de 29-11-2021: Dispõe sobre a carga horária dos docentes da rede estadual de ensino.

RESOLUÇÃO SEDUC Nº 55, DE 29-06-2022: Dispõe sobre a carga horária dos docentes da rede estadual de ensino submetidos ao regime instituído pela Lei Complementar nº 1.374, de 30 de março de 2022 e providências correlatas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo