PÁGINAS DO BLOG

MODALIDADES DE ENSINO

 MODALIDADES - ATENDIMENTOS - TEMÁTICAS

Documento Orientador "Planejamento 2021: Apoio às Modalidades, Atendimentos e Temáticas" .

A pluralidade existente na escola enriquece a vivência, o aprendizado e o desenvolvimento sociocultural da comunidade escolar. Para tanto, as estratégias educacionais devem contemplar a diversidade de sujeitos, respeitando suas especificidades ao mesmo tempo em que lhes é garantido o direito à educação básica equânime e de qualidade. Para tanto, o Documento Orientador "Planejamento 2021: Apoio às Modalidades, Atendimentos e Temáticas" foi construído com o objetivo apresentar orientações para as equipes das Diretorias de Ensino, Equipes Gestoras das escolas e Professores quanto ao trabalho a ser desenvolvido no 1º semestre do ano letivo de 2021, no que se refere às Modalidades educacionais e atendimento especializado, trazendo elementos que serão discutidos no Planejamento Escolar. 

Com vistas a atender as especificidades de todas as Temáticas, Modalidades e Atendimentos, os Centros que integram este Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD) organizam informações e estratégias para as ações do Planejamento 2021: o Centro de Atendimento Pedagógico (CAPE) é responsável pelas ações para atendimento de estudantes públicoalvo da Educação Especial, bem como dos estudantes de classes hospitalares e em atendimento domiciliar; o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) é responsável pelo desenvolvimento de ações para atendimento de jovens, adultos e idosos na Modalidade EJA, nos cursos presenciais ou de presença flexível; e o Centro de Inclusão Educacional (CINC) é responsável pelas ações para atendimento de estudantes indígenas, quilombolas, assentados, itinerantes, ciganos, migrantes internacionais, privados de liberdade, em cumprimento de medidas socioeducativas e de populações tradicionais, bem como as Temáticas Diversidade de Gênero e Educação das Relações Étnico-Raciais. 

Os temas abordados neste documento e as propostas de pautas para o Planejamento Escolar 2021 para cada Modalidade, Temática e Atendimento têm como objetivo subsidiar o trabalho dos docentes e equipes gestoras neste importante momento de organização das ações escolares. 

Espera-se, ainda, que essas sugestões sejam adequadas e enriquecidas conforme cada contexto, contemplando as necessidades específicas da unidade escolar nas discussões acerca dos diferentes aspectos que impactam na aprendizagem desses públicos. 

Assuntos/temas no documento:

1. Educação Especial, Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar 10

2. Educação de Jovens e Adultos: EJA Presencial 14

3. Educação de Jovens e Adultos: EJA Presença Flexível 20

4. Atendimento Socioeducativo 24

5. Migrantes Internacionais  26

6. Educação do Campo – Edoc (Acampados, Assentados e Comunidades Tradicionais)  28

7. Educação Escolar Indígena – EEI  33

8. Educação Escolar Quilombola - EEQ 36

9. Programa Educação nas Prisões - PEP  41

10. Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero 43

11. Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER 46

12. Considerações Finais 49


Um comentário:

Prezado (a) leitor (a),
Se você gostou da página, registre seu comentário no campo abaixo. Se tiver sugestões para melhorar, serão muito bem vindas! Caso queira receber as notificações de novas publicações, siga a plataforma, clicando em seguir, no rodapé da pagina.
Cordialmente, Mauricio Menino Macedo