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ENSINO HÍBRIDO

 Programa Além da Escola

A iniciativa do Ensino Híbrido agora para a denominar-se Programa Além da Escola, cujo objetivo é expandir a carga horária dos estudantes por meio da tecnologia. Nesse tempo extra de estudo, os alunos passarão por momentos de:

§  Recuperação de aprendizagem de maneira dinâmica;

§  Projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola;

§  Orientações de estudos personalizadas.

Por meio da tecnologia, estudantes da rede pública estadual terão carga horária ampliada a partir de abril por meio do programa “Além da Escola”. Focado em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das escolas regulares, a iniciativa de ensino híbrido visa garantir a recuperação de aprendizagem de maneira dinâmica, propor projetos em grupo que resolvam problemas reais da escola e uma orientação de estudos personalizada.

A estratégia é realizada por adesão voluntária e prioriza os estudantes mais vulneráveis da rede, selecionados a partir da observação de critérios do CadÚnico. Para atender a demanda, 500 mil chips com 3GB de internet foram adquiridos e estão sendo disponibilizados aos alunos

Para que o ensino híbrido aconteça de fato, a escola deverá assegurar as seguintes ações:

1-   Comunicar a existência da iniciativa de ensino híbrido;

2-   Convidar os estudantes a manifestarem interesse;

3-   Divulgar as listas para que os estudantes retirem seus chips mediante assinatura do Termo de Responsabilidade (assinatura em papel impresso ou na SED);

4-   Vincular e distribuir os chips aos estudantes;

5-   Durante a fase emergencial, a escola deverá entrar em contato com os responsáveis dos estudantes priorizados para agendar a retirada;

6-   Coletar turmas e realizar matrículas dos alunos.

Ressalte-se que a manifestação de interesse pelo chip segue aberta na SED para os estudantes que deverão seguir os seguintes passos: Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às 03 questões > Clique em Salvar). 

È importante esclarecer para os alunos que o uso do chip está vinculado à realização pelo estudante das atividades que constam no artigo 5º e 6º da Resolução SEDUC 30/2021 e que seu não cumprimento implica na devolução do chip pelo estudante para unidade escolar, segundo consta no artigo 6º, parágrafo 2º e 3º, da mesma Resolução. 

Artigo 5º- Os alunos que manifestarem interesse em receber o cartão SIM deverão obrigatoriamente:

I – preencher o formulário disponibilizado na SED – Secretaria Escolar Digital;

II – apresentar o Termo de Responsabilidade no ato da retirada na unidade escolar.

Parágrafo único. Caso o aluno seja menor de 18 anos, o documento de que trata o inciso II deste artigo deverá ser subscrito pelo respectivo responsável nos termos desta Resolução.

Artigo 6º – São obrigações dos alunos que receberem o cartão SIM:

I. cumprir a carga horária de 01h45 por dia (alunos do período diurno) ou de 01h15 por dia (alunos do período noturno), diariamente, acessando pelo aplicativo CMSP e plataformas educacionais, conteúdos que estejam alinhados aos componentes curriculares da BNCC/Currículo Paulista;

II. comparecer aos encontros de orientação com 45 minutos cada, 02 vezes por semana, no chat do app CMSP, com o professor orientador designado ao grupo a qual o aluno pertence;

III. participar da iniciativa ao longo de todo o ano de 2021;

IV. cumprir todas as tarefas e avaliações propostas no aplicativo CMSP e/ou pelo professor orientador;

V. utilizar os aplicativos e plataformas educacionais disponibilizadas pela Secretaria da Educação;

VI. cumprir as atividades, tarefas, carga horária, encontros com grupo e professor orientador. [...]

[...] § 2º – Os alunos beneficiários que descumprirem o disposto neste artigo durante um (01) mês terão o serviço de dados móveis de celular suspenso no mês subsequente.

§ 3º – Os alunos beneficiários que descumprirem o disposto neste artigo durante dois (02) meses terão que devolver à unidade escolar o cartão SIM. A devolução deverá ser realizada até o primeiro dia de aula presencial subsequente ao início da suspensão.

§ 4º- Ao final do ano letivo de 2021, os alunos beneficiários deverão, impreterivelmente, devolver o cartão SIM à Escola, entre a última quinzena de novembro e o final da segunda quinzena de dezembro de 2021, exceto os alunos que optarem por continuar realizando o acesso aos conteúdos disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC-SP, através das plataformas do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), e satisfizerem os critérios determinados pela Secretaria da Educação. 

 

ACOMPANHAMENTO E PROJETOS REALIZADOS

Os estudantes do “Além da Escola” terão acesso aos conteúdos do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e de outras plataformas educacionais parceiras, além de orientação de estudos com um professor duas vezes por semana, via chat do CMSP. O tempo extra de estudo varia conforme o período: até 1h45 por dia, caso os estudantes sejam do período diurno, e até 1h15, para matriculados no noturno.

Além do tempo individual de estudos, os estudantes também serão organizados em grupos de 8 e 12 estudantes para realizar projetos interdisciplinares. Caso todas as etapas do programa sejam concluídas, cada grupo receberá R$300 para utilizar na escola e tirar os projetos do papel.

COMO CONFIRMAR INTERESSE

A manifestação de interesse para receber o chip e participar do “Além da Escola” ainda está aberta e deve ser realizada na Secretaria Escolar Digital – SED, na aba “Manifestação de Interesse dos Alunos ao Chip”, no site: sed.educacao.sp.gov.br, com o login e senha do aluno (mesmo do app CMSP).

Para saber mais sobre a elegibilidade ao chip de internet e participação na iniciativa, o estudante pode procurar a escola. 

CLIQUE AQUI E ACESSE O GUIA DE ENSINO HÍBRIDO

CLIQUE AQUI E ACESSE O CADERNO DO PROFESSOR - ENSINO HÍBRIDO

O ‘Guia Ensino Híbrido’ apresenta – em 4 passos – propostas e sugestões para fortalecer a interação entre professores e estudantes durante o revezamento e, formas de como o diretor e professor coordenador podem apoiar o professor em classe a planejar e implementar sua aula utilizando os instrumentos já disponibilizados pela Seduc-SP, como o Centro de Mídias SP (CMSP) e material Aprender Sempre, por exemplo.

“Considerando papel do professor como gestor da aprendizagem dos seus estudantes, é importante que ao elaborar o planejamento ele considere como será garantido o aprendizado previsto, tanto para os estudantes que estão com ele presencialmente, como para os estudantes que estão remotos. Então ao planejar a aula, diferente de antes, o professor precisa preparar diferentes formas de chegar aos estudantes e diferentes atividades, isto considerando a conectividade, a acessibilidade necessária, e as necessidade e desempenho individuas de cada aluno. O Guia traz justamente uma orientação para que os diretores e professores coordenadores apoiem o professor da sala de aula nessa complexidade de planejamento”, explicou Ralph Gomes da Associação Parceiros da Educação.

Este é o primeiro documento do país que trata com detalhamento sugestões de passo a passo para apoiar o professor no planejamento das atividades presenciais e remotas que ocorrem em revezamento. O uso do material, apesar de não obrigatório, serve como um caminho para que as equipes pedagógicas se inspirem a atuem de acordo com suas necessidades, considerando também suas experiências, práticas, histórias e seus contextos.

“O Guia tem um papel fundamental para ajudar as escolas a se organizarem neste momento. O que é mais bacana é que ele foi construído ouvindo experiências da rede e vendo como algumas escolas estão operando. Ele parte da premissa que temos múltiplas realidades na rede, então tudo que está lá são sugestões e cada um vai adaptando para a sua realidade e contribuindo para a construção deste trabalho híbrido. Por último é importante destacar que o Centro de Mídias veio para ficar. Muitas vezes perguntam: Mas é só para a pandemia? Agora já fica claro que o CMSP também colabora com este momento híbrido e não é o seu uso não será somente durante da pandemia”, afirmou Bruna Waitman coordenadora do CMSP.

Confira os 4 passos apresentados no guia:

Passo 1 – Definir o sequenciamento das aprendizagens (habilidades e competências) que deverão ser trabalhadas com todos os estudantes para cada período.

Passo 2 – Planejar como garantir essas aprendizagens para todos os estudantes naquele período.

Passo 3 – Organizar o cronograma de atividades do professor, com divisão clara do tempo que será destinado às atividades presenciais e remotas.

Passo 4: Alinhamento das atividades com as aulas do CMSP


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