Programa Além da Escola
A iniciativa do Ensino Híbrido agora
para a denominar-se Programa Além da Escola, cujo objetivo é expandir a carga
horária dos estudantes por meio da tecnologia. Nesse tempo extra de estudo, os
alunos passarão por momentos de:
§ Recuperação de aprendizagem de
maneira dinâmica;
§ Projetos em grupo que resolvam
problemas reais da escola;
§ Orientações de estudos
personalizadas.
Por
meio da tecnologia, estudantes da rede pública estadual terão carga horária
ampliada a partir de abril por meio do programa “Além da Escola”. Focado em
estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio das
escolas regulares, a iniciativa de ensino híbrido visa garantir a recuperação
de aprendizagem de maneira dinâmica, propor projetos em grupo que resolvam
problemas reais da escola e uma orientação de estudos personalizada.
A estratégia é realizada por adesão
voluntária e prioriza os estudantes mais vulneráveis da rede, selecionados
a partir da observação de critérios do CadÚnico. Para atender a demanda, 500 mil
chips com 3GB de internet foram adquiridos e estão sendo disponibilizados aos
alunos
Para que o ensino
híbrido aconteça de fato, a escola deverá assegurar as seguintes ações:
1- Comunicar a existência da
iniciativa de ensino híbrido;
2- Convidar os estudantes a
manifestarem interesse;
3- Divulgar as listas para que os
estudantes retirem seus chips mediante assinatura do Termo de Responsabilidade
(assinatura em papel impresso ou na SED);
4- Vincular e distribuir os chips
aos estudantes;
5- Durante a fase emergencial, a
escola deverá entrar em contato com os responsáveis dos estudantes priorizados
para agendar a retirada;
6- Coletar turmas e realizar
matrículas dos alunos.
Ressalte-se que a
manifestação de interesse pelo chip segue aberta na SED para os estudantes que
deverão seguir os seguintes passos: Aluno > Questionário – Chips
de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às 03 questões
> Clique em Salvar).
È importante
esclarecer para os alunos que o uso do chip está vinculado à realização pelo
estudante das atividades que constam no artigo 5º e 6º da Resolução SEDUC 30/2021 e que seu não
cumprimento implica na devolução do chip pelo estudante para
unidade escolar, segundo consta no artigo 6º, parágrafo 2º e 3º, da
mesma Resolução.
Artigo 5º- Os alunos que
manifestarem interesse em receber o cartão SIM deverão obrigatoriamente:
I – preencher o formulário
disponibilizado na SED – Secretaria Escolar Digital;
II – apresentar o Termo de
Responsabilidade no ato da retirada na unidade escolar.
Parágrafo único. Caso o aluno
seja menor de 18 anos, o documento de que trata o inciso II deste artigo deverá
ser subscrito pelo respectivo responsável nos termos desta Resolução.
Artigo 6º – São obrigações dos
alunos que receberem o cartão SIM:
I. cumprir a carga horária de
01h45 por dia (alunos do período diurno) ou de 01h15 por dia (alunos do período
noturno), diariamente, acessando pelo aplicativo CMSP e plataformas
educacionais, conteúdos que estejam alinhados aos componentes curriculares da
BNCC/Currículo Paulista;
II. comparecer aos encontros
de orientação com 45 minutos cada, 02 vezes por semana, no chat do app CMSP,
com o professor orientador designado ao grupo a qual o aluno pertence;
III. participar da iniciativa
ao longo de todo o ano de 2021;
IV. cumprir todas as tarefas e
avaliações propostas no aplicativo CMSP e/ou pelo professor orientador;
V. utilizar os aplicativos e
plataformas educacionais disponibilizadas pela Secretaria da Educação;
VI. cumprir as atividades,
tarefas, carga horária, encontros com grupo e professor orientador. [...]
[...] § 2º – Os alunos
beneficiários que descumprirem o disposto neste artigo durante um (01) mês
terão o serviço de dados móveis de celular suspenso no mês subsequente.
§ 3º – Os alunos beneficiários
que descumprirem o disposto neste artigo durante dois (02) meses terão que
devolver à unidade escolar o cartão SIM. A devolução deverá ser realizada até o
primeiro dia de aula presencial subsequente ao início da suspensão.
§ 4º- Ao final do ano letivo
de 2021, os alunos beneficiários deverão, impreterivelmente, devolver o cartão
SIM à Escola, entre a última quinzena de novembro e o final da segunda quinzena
de dezembro de 2021, exceto os alunos que optarem por continuar realizando o
acesso aos conteúdos disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de
São Paulo – SEDUC-SP, através das plataformas do Centro de Mídias da Educação
de São Paulo (CMSP), e satisfizerem os critérios determinados pela Secretaria
da Educação.
ACOMPANHAMENTO E PROJETOS REALIZADOS
Os estudantes do “Além da Escola” terão
acesso aos conteúdos do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e de
outras plataformas educacionais parceiras, além de orientação de estudos com um
professor duas vezes por semana, via chat do CMSP. O tempo extra de estudo
varia conforme o período: até 1h45 por dia, caso os estudantes sejam do período
diurno, e até 1h15, para matriculados no noturno.
Além do tempo individual de estudos, os
estudantes também serão organizados em grupos de 8 e 12 estudantes para
realizar projetos interdisciplinares. Caso todas as etapas do programa sejam
concluídas, cada grupo receberá R$300 para utilizar na escola e tirar os
projetos do papel.
COMO CONFIRMAR INTERESSE
A manifestação de interesse para
receber o chip e participar do “Além da Escola” ainda está aberta e deve ser
realizada na Secretaria Escolar Digital – SED, na aba
“Manifestação de Interesse dos Alunos ao Chip”, no site:
sed.educacao.sp.gov.br, com o login e senha do aluno (mesmo do app CMSP).
Para saber mais sobre a elegibilidade ao chip de internet e participação na iniciativa, o estudante pode procurar a escola.
CLIQUE AQUI E ACESSE O GUIA DE ENSINO HÍBRIDO
CLIQUE AQUI E ACESSE O CADERNO DO PROFESSOR - ENSINO HÍBRIDO
O ‘Guia Ensino Híbrido’ apresenta
– em 4 passos – propostas e sugestões para fortalecer a interação entre
professores e estudantes durante o revezamento e, formas de como o diretor e
professor coordenador podem apoiar o professor em classe a planejar e implementar
sua aula utilizando os instrumentos já disponibilizados pela Seduc-SP, como o
Centro de Mídias SP (CMSP) e material Aprender Sempre, por exemplo.
“Considerando papel do professor
como gestor da aprendizagem dos seus estudantes, é importante que ao elaborar o
planejamento ele considere como será garantido o aprendizado previsto, tanto
para os estudantes que estão com ele presencialmente, como para os estudantes
que estão remotos. Então ao planejar a aula, diferente de antes, o professor
precisa preparar diferentes formas de chegar aos estudantes e diferentes
atividades, isto considerando a conectividade, a acessibilidade necessária, e
as necessidade e desempenho individuas de cada aluno. O Guia traz justamente
uma orientação para que os diretores e professores coordenadores apoiem o
professor da sala de aula nessa complexidade de planejamento”, explicou Ralph
Gomes da Associação Parceiros da Educação.
Este é o primeiro documento do
país que trata com detalhamento sugestões de passo a passo para apoiar o
professor no planejamento das atividades presenciais e remotas que ocorrem em
revezamento. O uso do material, apesar de não obrigatório, serve como um
caminho para que as equipes pedagógicas se inspirem a atuem de acordo com suas
necessidades, considerando também suas experiências, práticas, histórias e seus
contextos.
“O Guia tem um papel fundamental
para ajudar as escolas a se organizarem neste momento. O que é mais bacana é
que ele foi construído ouvindo experiências da rede e vendo como algumas escolas
estão operando. Ele parte da premissa que temos múltiplas realidades na rede,
então tudo que está lá são sugestões e cada um vai adaptando para a sua
realidade e contribuindo para a construção deste trabalho híbrido. Por último é
importante destacar que o Centro de Mídias veio para ficar. Muitas vezes
perguntam: Mas é só para a pandemia? Agora já fica claro que o CMSP também
colabora com este momento híbrido e não é o seu uso não será somente durante da
pandemia”, afirmou Bruna Waitman coordenadora do CMSP.
Confira os 4 passos
apresentados no guia:
Passo 1 – Definir o
sequenciamento das aprendizagens (habilidades e competências) que deverão ser
trabalhadas com todos os estudantes para cada período.
Passo 2 – Planejar como garantir
essas aprendizagens para todos os estudantes naquele período.
Passo 3 – Organizar o cronograma
de atividades do professor, com divisão clara do tempo que será destinado às
atividades presenciais e remotas.
Passo 4: Alinhamento das
atividades com as aulas do CMSP
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Cordialmente, Mauricio Menino Macedo