De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, são
considerados alunos com altas habilidades/superdotação, aqueles que apresentam
potencial elevado e grande envolvimento com áreas do conhecimento humano,
isoladas ou combinadas, tais como as áreas intelectual geral, aptidão acadêmica
específica, pensamento criativo ou produtivos, capacidade psicomotora,
capacidade de liderança e criatividade, talento para artes, associados a muita
motivação para a aprendizagem e para a realização de tarefas em assuntos de seu
interesse.
Existem algumas características comuns as crianças e pessoas com altas habilidades que podem ser utilizadas para auxiliar a identificar quem se enquadra nesta definição. È importante ressaltar que as pessoas com altas habilidades formam um grupo heterogêneo. Ou seja, podem apresentar avanço em alguns aspectos e dificuldades em outro. Por isso, é comum que uma pessoa seja bem desenvolvida intelectualmente, mas imatura emocionalmente. As crianças superdotadas apresentam algumas características, tais como: Boa memória, Concentração e atenção, Criatividade e imaginação, Riqueza verbal, Vocabulário avançado, Interesse por diversas fontes de conhecimento, entre outras.
Acesse, nos links abaixo, os livros e documentos que tratam do tema:
SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO - SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES
UM OLHAR PARA AS ALTAS HABILIDADES - CAPE - SEE - SP
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Cordialmente, Mauricio Menino Macedo