O Sistema
de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP (Resolução
SE 59, de 27/09/2018; Decreto
nº 61.307, de 15/06/2015; Deliberação
CEE nº 84, de 18/03/2009.) é um instrumento de avaliação externa da unidade escolar que oferece
indicadores de extrema relevância para subsidiar a tomada de decisões dos
educadores que nela atuam. Tal instrumento de avaliação externa, em nível
estadual viabiliza a possibilidade de análise comparativa dos resultados da
aplicação das provas e daqueles obtidos por meio de avaliações nacionais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica – SAEB. Os resultados do SARESP, por integrarem o Índice de Desenvolvimento da Educação do
Estado de São Paulo (IDESP), constituem para a unidade escolar, importante
indicador da qualidade do ensino.
A avaliação do SARESP,
realizada com a participação da escola estadual, em caráter obrigatório e
escolas municipais e particulares, em caráter facultativa, abrangendo os alunos matriculados nos 3ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e nas 3ªs série do Ensino Médio, sendo aplicada de forma censitária, abrangendo a totalidade de alunos do ensino regular, de todos os
turnos das classes/anos/séries da escola, e os 7ºs anos do Ensino Fundamental,
por amostragem. O público-alvo do SARESP-2018, foi considerado com base nos
dados constantes do Sistema de Cadastro de Alunos – DEINF/CIMA/SEE-SP
de 31-08-2018, atualizado pelas próprias escolas, abrangendo, além dos alunos das
classes de ensino regular também os alunos das classes de Recuperação Contínua (RC) e Recuperação
intensiva (RCI).
A avaliação do SARESP visa aferir,
relativamente aos alunos avaliados, o domínio das competências e habilidades
básicas previstas para o término de cada ano e série e consistirá da aplicação
de provas de Língua Portuguesa e de
Matemática. As provas do SARESP são elaboradas tendo por base as orientações
expressas no documento “Matrizes de
Referência para a Avaliação”, disponível no site
da Secretaria da Educação – FDE: http://saresp.fde.sp.gov.br/2018/#
, em que se
encontram descritas as habilidades, os
conteúdos e as competências a serem avaliadas em cada disciplina e em cada
ano/série.
Fundamentos legais: Matriz de Referência para a Avaliação
Adesão para escolas das redes municipais e escolas particulares
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